Museu Lauro da Escóssia
Em sua oitava edição, o Programa de Iluminação Cultural chegou a Mossoró, no Rio Grande do Norte, para valorizar um dos mais importantes espaços de memória da cidade: o Museu Histórico Lauro da Escóssia. Fundado em 1948, o museu reúne um rico acervo de objetos, documentos, fotografias e obras de arte que contam a história do município e de sua gente, sendo referência na preservação cultural da região.
A iniciativa do Instituto Neoenergia, realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró, a Secretaria Municipal de Educação, a Brasilis Produções Culturais e a Neoluz, vai além da revitalização física do espaço: promove o diálogo com a identidade cultural local por meio de ações de educação patrimonial e ambiental voltadas à comunidade.
O projeto contempla melhorias na infraestrutura e acessibilidade, além disso, incorpora soluções de ecoeficiência, com iluminação LED que consome menos energia e contribui para a preservação ambiental.
A iniciativa também conta com um programa educativo que envolve alunos e professores da rede municipal. As atividades incluem visitas mediadas ao museu, oficinas de formação para docentes, dinâmicas lúdicas e conteúdos sobre marcos históricos de Mossoró, personalidades que marcaram a cidade e a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental.
Com essa edição, o Programa de Iluminação Cultural reforça seu compromisso de unir valorização arquitetônica, preservação da memória e educação, fortalecendo o vínculo das novas gerações com sua história. E destaca também o trabalho do Instituto Neoenergia em prol da cultura, a memória e a identidade das comunidades onde atua, contribuindo para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nas áreas de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.