smart-grid

Smart Grids: what is this innovation in electric energy distribution and how does it work

A paragraph is a self-contained unit of a discourse in writing dealing with a particular point or idea. Paragraphs are usually an expected part of formal writing, used to organize longer prose.

As Smart Grids são compostas de uma série de automações e tecnologias que objetivam, principalmente, conferir segurança, comodidade e sustentabilidade ao fornecimento de energia.


Os novos modelos de consumo elétrico exigem redes de distribuição mais modernas e complexas. Bidirecionalidade, flexibilidade, digitalização e automatização são alg​umas das caracteríticas das Smart Grids que tornam possível um novo modelo de energia que responde às necessidades de usuários e produtores de energia. Por viabilizarem a utilização em larga escala de energias renováveis, as Smart Grids são um pilar fundamental para a transição energética.
 

O que são Smart Grids ou Redes Elétricas Inteligentes?

As Smarts Grids (Redes Inteligentes) são redes elétricas que podem integrar de forma inteligente e dinâmica as ações de todos os usuários conectados a elas — aqueles que geram energia, aqueles que a consomem ou aqueles que fazem ambas as coisas — a fim de fornecer eletricidade de forma eficiente, sustentável, econômica e segura. (Fonte:Iberdrola)

 

O diferencial das Smart Grids é incorporar a transformação digital para facilitar a bidirecionalidade de energia e informações. Isso é feito graças a um alto grau de automações que respondem a necessidades complexas e a potenciais incidentes em poucos segundos.
 

Como funciona uma Smart Grid?

As Smart Grid são compostas de uma série de automações e tecnologias que objetivam, principalmente, conferir segurança, comodidade e sustentabilidade ao fornecimento de energia. Confira algumas delas:
 

Bidirecionalidade

Smart Grids possuem a capacidade bidirecional de fluxo energético. Ou seja, é uma rede que pode tanto levar energia a um estabelecimento, quanto distribuir a energia gerada pelas placas solares ou outros geradores desseestabelecimento. Para isso, a energia deve passar pelo smart meter, um medidor bidirecional. Se um prédio, por exemplo, tiver placas solares que produzem mais do que ele consome, o excedente é redistribuído em outras localidades.

 



 

Armazenamento

Historicamente, os picos de consumo de energia ocorrem à noite. Contudo, os horários de maior geração são durante o dia. Um grande diferencial das Smart Grids é o banco de energia, que possibilita o armazenamento de grandes cargas de energia por algumas horas.
 

Self-healing

O Self Healing é um sistema que identifica e corrige, em poucos segundos, possíveis falhas no fornecimento de energia, geralmente causadas por árvores, tempestades ou animais. No momento em que uma falha é detectada, o trecho da rede é isolado, e alternativas são ativadas para fazer a energia chegar ao cliente  afetado por outras rotas.

 

 infografico-self-healing-smart-grid

Quais são as vantagens da Smart Grid para os consumidores?

Com os medidores inteligentes, os consumidores podem acompanhar de perto e em tempo real seu consumo. Além disso, as Smart Grids tornam​ a rede uma via de mão dupla, permitindo que consumidores deixem de ser meros receptores de energia e virem pequenos produtores, caso possuam geradores.

Isso sem falar na segurança e comodidade geradas pela diminuição de interrupções por problemas nas redes ocasionados por fatores externos.​
 

Referência mundial em Smart Grids

 

O grupo Iberdrola, do qual a Neoenergia faz parte, quer manter-se na liderança da transição energética desenvolvendo novos negócios e modelos tecnológicos em redes de distribuição. Com a criação do Global Smart Grids Innovation Hub, o grupo pretende dobrar o número de projetos de inovação em redes inteligentes. Para tal, o grupo Iberdrola já identificou mais de 120 projetos para desenvolvimento no valor de 110 milhões de euros e chegou a acordos com 30 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração das energias renováveis, implantação do veículo elétrico e sistemas de armazenamento de energia.
 

Neoenergia: investindo no desenvolvimento sustentável do Brasil

Investimentos em automação, inovação e redes inteligentes (smart grids, em inglês) levaram as cinco concessionárias da Neoenergia – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Distribuição Brasília (DF) – a reduzir o número de interrupções no fornecimento de energia.

Todas as distribuidoras da companhia estão abaixo dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os indicadores de qualidade que avaliam a frequência média das interrupções (FEC, medida em vezes) e a duração média em que isso acontece (DEC, em horas).

De janeiro a abril de 2023, as distribuidoras da Neoenergia instalaram 184 equipamentos de self healing na rede elétrica da distribuidora em 63 municípios espalhados por todas as regiões do estado.

 

A empresa também criou o Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes (Cegri), local que faz a gestão de todas as operações de telecomunicações e de redes inteligentes das distribuidoras da Neoenergia, além do monitoramento dos equipamentos digitais utilizados nas operações das redes de energia, tais como religadores, medidores, sensores e transformadores inteligentes. O Cegri monitora mais de 75 mil dispositivos e coleta dados que chegam a 10 gigabytes por dia. O que o algoritmo faz é transformar os dados em informação para contribuir na tomada de decisão.

O projeto de Smart Grids da Neoenergia foi reconhecido como um exemplo de pioneirismo em tecnologia e inovação no setor elétrico ao receber o Prêmio Whow! de Inovação 2019. Conheça as principais iniciativas da empresa no assunto:​
 

News