Fachada do Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró (RN)

Instituto Neoenergia leva Programa de Iluminação Cultural a Mossoró (RN) com revitalização e ações educativas no Museu Histórico Lauro da Escóssia

١٢/٠٩/٢٥ ٠٣:٢٤ ص

O Instituto Neoenergia, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Mossoró e a Secretaria Municipal de Educação, está implementando em Mossoró o Programa de Iluminação Cultural. A iniciativa une o Museu Histórico Lauro da Escóssia a um conjunto de ações educativas e de valorização do patrimônio cultural, envolvendo estudantes, professores e a comunidade. 

Acreditamos que a salvaguarda do patrimônio histórico brasileiro está diretamente associada à valorização das tradições culturais. Promover a conexão da população com sua identidade é uma forma de resgatar a memória local, impulsionando a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades”, afirma Renata Chagas, diretora presidente do Instituto Neoenergia. 

Uma característica importante do projeto é a promoção de uma educação patrimonial desenvolvido junto às escolas da rede municipal, com apoio de educadores e especialistas, onde serão realizadas visitas mediadas, oficinas de formação e atividades lúdicas, incentivando a compreensão e o cuidado com o patrimônio histórico e ambiental. 

Um dos aspectos mais enriquecedores deste trabalho é a oportunidade de conhecer o território e, sobretudo, as pessoas que o compõem. Em Mossoró, esse processo coletivo tem permitido construir um projeto que dialoga com a identidade local, aproximando-se da história e da memória da cidade. A educação patrimonial, nesse contexto, ganha força justamente por envolver diferentes olhares e narrativas, garantindo que a iniciativa tenha o rosto de Mossoró. É também uma forma de sensibilizar a comunidade, especialmente as novas gerações, para a importância de valorizar e salvaguardar não apenas a memória já constituída, mas também a construção contínua das memórias que moldam o futuro do município", explica Zeca Barros, gestor executivo da Brasilis Produções e Consultoria. 

O conteúdo trabalhado inclui a história de Mossoró e seus marcos culturais, a importância da preservação da memória coletiva, curiosidades sobre o acervo do museu, personalidades históricas locais e práticas de educação ambiental. Assim, o museu se torna também uma sala de aula viva, conectando passado, presente e futuro. 

Inaugurado em 1948, o Museu Histórico Lauro da Escóssia é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade. Com o apoio do Instituto Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nas áreas de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis. 

 

Iluminando saberes, resgatando fazeres e fortalecendo raízes 

Iniciado em 2015, esta é a oitava edição do Programa de Iluminação Cultural. A iniciativa tem como objetivo contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável. 

Por meio da instalação de iluminação ecoeficiente nessas construções, atividades de pesquisa, além de intervenções culturais e ações educativas com as populações locais, a iniciativa visa resgatar a memória e fortalecer o laço das comunidades com seus equipamentos culturais. Acreditamos na potência dessa relação para a preservação da cultura nacional e o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU.  

Ao longo dos anos, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de sete monumentos: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA); e Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém (SP).