Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

O que é?

Eficiência energética é a obtenção de um serviço com o menor dispêndio de energia elétrica. Por lei, deve ser promovida pelas distribuidoras de energia do setor elétrico brasileiro. Isso é feito por meio dos seus programas anuais de Eficiência Energética, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com o objetivo de promover o uso eficiente e racional de energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica dessas ações e da melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.  

O Grupo Neoenergia através de suas distribuidoras aplicam anualmente um mínimo de 0,4% de sua receita operacional líquida (ROL) nas ações que promovem o estimulo ao desenvolvimento de novas tecnologias e a mudança de hábitos de consumo de energia.


O consumo consciente, eficiente e seguro é promovido entre todas as classes consumidoras. Mas os consumidores de baixa renda, como sugere a regulação, são os mais beneficiados, através das tarifas sociais de energia e dos projetos de distribuição de geladeiras e lâmpadas mais eficientes. Em 2016, as distribuidoras do Grupo Neoenergia doaram juntas 24.333 geladeiras novas e 443.978 lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED. Ações de educação complementam o programa, com a capacitação de professores para o ensino da eficiência energética – 1984 foram treinados de 2013 a 2016, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.


Os consumidores também são estimulados à reciclagem, com programas como o Vale Luz, que dá descontos nas contas de energia em troca de resíduos recicláveis.  Além disso, as empresas atuam na modernização de equipamentos e processos.


Outro passo importante tem sido a implantação das Usinas de energia solar fotovoltaica como as que operam em Fernando de Noronha, Pituaçu e na Usina da Arena Pernambuco. Atualmente, as duas usinas solares de Fernando de Noronha atendem a 8% da demanda de eletricidade da ilha e evitam o consumo de 375 mil litros de óleo diesel por ano.


Com a promoção do uso racional da energia, o Grupo Neoenergia aumenta a eficiência de seu negócio, e contribui para a economia e a preservação do meio ambiente do país. 

​​