Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Prêmios

Nossas empresas investem na qualidade dos serviços, bom atendimento e responsabilidade socioambiental. É com esses princípios que acumulamos o reconhecimento de instituições de diferentes segmentos. Confira.​​​​​

Neoenergia

2016

Melhores Empresas para Iniciar a Carreira, da Você S/A

O Grupo Neoenergia posicionou-se entre as 10 melhores empresas do Brasil para iniciar a carreira, segundo a publicação de maio de 2016.


Selo Pró-Ética

Pelo segundo ano consecutivo, a Elektro Redes foi uma das 25 empresas, dentre 195 candidatas, a ser contemplada com o selo em questão, como um reconhecimento da Controladoria-Geral da União (CGU).


Ranking 2016 Valor 1000

A Neoenergia subiu cinco posições em relação ao levantamento anterior e ficou em 36º lugar entre os 1.000 maiores grupos empresariais do Brasil, segundo a publicação do jornal Valor Econômico.


14th Latin American Utility Week Awards

Com o projeto do Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Distribuição, a Neoenergia venceu na categoria Smart Grid deste que é considerado um dos maiores prêmios de Inovação da América Latina. O projeto foi desenvolvido no âmbito do programa de P&D da Coelba.​


Ranking “Melhores e Maiores” da revista Exame: A Neoenergia subiu duas posições no anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame em relação ao ano de 2015, ocupando a 41ª colocação entre os 200 maiores grupos privados do país. Entre as 100 maiores empresas do Norte e Nordeste, a Coelba se destacou na 6ª colocação, subindo também duas posições em relação ao ano anterior. O ranking do “Melhores e Maiores” é elaborado segundo a análise financeira da Universidade de São Paulo (USP).

Troféu XVI
Prêmio ABT: A Neoenergia conquistou troféu de ouro no Prêmio ABT, criado pela Associação Brasileira de Telesserviço (ABT) e co-realizado com o Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento (IBMR), com o case Vale Luz - Transformando Resíduos em Energia, na categoria Sustentabilidade Empresarial, projeto criado pela área de Eficiência Energética, e implantado na Coelba, Celpe e Cosern. O Grupo ainda levou o Troféu Prata, também na categoria Campanhas de Comunicação Externas, com o case Cartão de Natal – Energia no Olhar e o Troféu Bronze com o case Boas Práticas no Semiárido, na categoria Inovação Digital.

Melhores empresas em gestão socioambiental do país:
A 14ª edição do Benchmarking Brasil, programa consolidado de certificação das melhores práticas socioambientais, premiou e reconheceu o Grupo Neoenergia pelo case “Programa Diálogo Neoenergia”, que abordou a realização dos projetos “Raízes do Cerrado” e “Caminhos do Vento”. O case foi considerado o 14º melhor na categoria “Educação, Informação e Comunicação Socioambiental” entre os 332  inscritos. Os projetos promoveram uma série de oficinas educativas realizadas para mais de duas mil crianças e adolescentes de 14 escolas públicas de cinco municípios do interior da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Prêmio Empresa Pró-Ética 2016:
A Neoenergia foi uma das empresas ganhadoras do prêmio “Empresa Pró-Ética 2016”, patrocinado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. O Pró-Ética é uma iniciativa que visa promover o reconhecimento público de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e que se esforçam para promover um ambiente corporativo mais ético.

10 melhores empresas para começar a carreira:
O Grupo Neoenergia foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. As Melhores Empresas para Começar a Carreira 2016 é uma pesquisa focada nos profissionais de 18 a 26 anos de idade. O projeto é da Revista VOCÊ S/A, em parceria com a Cia. de Talentos e a Fundação Instituto de Administração (FIA), e busca entender quais são expectativas dos jovens que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho.

Prêmio Anatec de melhor publicação interna do Brasil:
A Revista Ligação, canal de comunicação interna do Grupo Neoenergia, conquistou, pela terceira vez, o troféu Ouro na categoria Publicações Internas da 12ª edição do Prêmio Anatec, uma iniciativa da Associação Nacional de Editores de Publicações. O principal objetivo do Prêmio Anatec é o de reconhecer as melhores práticas de publicações jornalísticas relevantes em indústria, comércio e serviços, veiculadas em mídias impressas e/ou digitais.

Ranking dos artigos técnicos do XXII SENDI:
Trabalho do Grupo Neoenergia foi o primeiro colocado no ranking dos artigos técnicos do XXII SENDI, com o artigo “Análise de Impactos na Integração de Usinas Fotovoltaicas ao Sistema Elétrico Isolado da Ilha de Fernando de Noronha”, produzido pela área de Eficiência Energética, que recebeu a maior nota entre os 216 inscritos no XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Outros quatro trabalhos do Grupo foram os mais bem avaliados nas suas respectivas categorias.

2015
Prêmio ANATEC - Pelo segundo ano consecutivo, a Revista Ligação, publicação interna do Grupo Neoenergia para seus colaboradores, conquista o troféu Ouro, desta vez na categoria “Editorias Segmentadas”. Este reconhecimento demonstra a preocupação do grupo em manter a força de trabalho informada e integrada.


Prêmio Época Empresa Verde
- O Grupo Neoenergia transformou o Arquipélago de Fernando de Noronha em um local ainda mais sustentável. O investimento feito nas usinas solares Noronha I e Noronha II, além da instalação das Redes Elétricas Inteligentes, renderam prêmio na categoria “Melhor Solução para o Uso Sustentável de Recursos Naturais”.


100 Empresas Mais Inovadoras do País
- O Grupo Neoenergia foi classificado em 88º lugar no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com o anuário Inovação Brasil, elaborado pelo jornal Valor Econômico com a consultoria Strategy&, do grupo PwC.​


Anuário “Melhores e Maiores”
- Neoenergia ganha destaque entre os 200 maiores grupos não financeiros da América Latina em análise elaborada pela Universidade de São Paulo.


Prêmio SMART
- Grupo é reconhecido com o troféu ouro na categoria “Relacionamento com o Público Interno” e bronze na categoria “Respeito ao Cliente”. O prêmio reconhece e valoriza as melhores práticas realizadas no atendimento ao cliente no setor de serviços públicos e Telecom.


Antalya Award - Unicef Private Sector Global Forum
- A Exposição Illumanidade, uma parceria do Unicef Brasil com a Neoenergia, foi eleita, durante fórum realizado em Antalya, na Turquia, a campanha de maior sucesso organizada em 2014 com o objetivo de demonstrar o quanto a questão da desigualdade social pode afetar as crianças do mundo inteiro.​


2014
Prêmio Líder em Energia 2014 - A presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, recebeu o prêmio Líder em Energia 2014, no evento Prêmio Líderes do Brasil. Esta premiação tem como objetivo projetar empresas e líderes em reconhecimento aos esforços empreendidos para posicionar o Brasil em patamar de liderança mundial. Foram 69 premiados, em 23 categorias do setor privado, e cada uma com três nomes indicados pelo Júri Oficial.

XXI SENDI
- A iniciativa da área de eficiência energética, premiada no setor elétrico, e desenvolvida pela Coelba, Celpe e Cosern, promoveu a venda para seus clientes de 30 mil lâmpadas LED, com desconto, e gerou uma economia de 1 GWh/ano.

Prêmio ANATEC - A Revista Ligação, publicação interna do Grupo Neoenergia para seus colaboradores, conquistou o troféu Ouro na categoria de Relacionamento com o Mercado.
Anuário Valor 1000 (Jornal Valor Econômico) - 45º colocado no ranking geral das 1000 maiores empresas; 4º colocado entre os MAIORES do setor Energia Elétrica; 4º colocado em Receita Líquida, no setor de Energia Elétrica.
2013
Melhor Profissional de RH - A diretora de Gestão de Pessoas e Administração do Grupo Neoenergia, Lady Morais, conquistou o prêmio de melhor profissional de RH no setor de energia, pela revista Você RH, da editora Abril. Este é um reconhecimento aos gestores de pessoas que se sobressaíram durante o ano.

2012
Melhor Empresa de Energia Limpa da América do Sul - Premiação concedida anualmente pela revista britânica The New Economy às melhores companhias e executivos dos setores de tecnologias limpas e novas fontes de energia de cinco regiões globais.
2010
Grau de investimento - Classificação conferida pela Standard & Poor´s, agência internacional de avaliação de risco de crédito. A Neoenergia foi a primeira holding privada do setor no Brasil a receber o grau de investimento.

Coelba

2016

Selo Energia Sustentável

A distribuidora do Grupo Neoenergia recebeu o Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil para o período 2017-2019, depois de rigoroso processo de avaliação. A Coelba alcançou o nível prata.​

 

Latin American Utility Week Awards: Projeto de inovação do P&D da Coelba, Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Distribuição, foi o vencedor na categoria Smart Grid no Latin American Utility Week Awards. O equipamento, que detecta problemas na rede de energia elétrica, reduzindo tempo de atendimento para solução, foi premiado em evento que reúne utilities, empresas e especialistas de toda a América Latina para debaterem boas práticas nos segmentos de energia, água e gás.

Troféu XVI
Prêmio ABT: A Coelba conquistou troféu de ouro no Prêmio ABT, criado pela Associação Brasileira de Telesserviço (ABT) e co-realizado com o Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento (IBMR), com o case São João com Segurança é Sempre Uma Festança, da Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Coelba, na categoria Campanhas de Comunicação Externas.


2015

Anuário “Melhores e Maiores” - Coelba se classifica na 8ª colocação entre as maiores empresas do Norte e Nordeste de acordo com análise elaborada pela Universidade de São Paulo publicada na Revista Exame.

Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa - A Gerente do Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Coelba, Amine Darzé, obteve o primeiro lugar na categoria “Executivos de Comunicação Corporativa - Nordeste”.

2014
Prêmio Fundação COGE 2014 - A distribuidora do Grupo Neoenergia venceu com o trabalho “Gestão de Saúde e Segurança das Contratadas: A Vida em Primeiro Lugar”. Em sua décima quarta edição, o Prêmio contou com a participação de 63 projetos do setor energético brasileiro. A Coelba foi premiada na categoria “Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho”, desenvolvida pela sua Unidade de Segurança do Trabalho.
 
Prêmio Aberje - Na Categoria Comunicação Integrada, Regional Norte-Nordeste. A distribuidora venceu com o case “Coelba com Você no Carnaval”, conjunto de ações de comunicação integrada (campanha publicitária, coletiva de imprensa) desenvolvidas antes e durante a festa com objetivo de conscientizar a sociedade da importância da segurança em relação à rede elétrica.
A concessionária ganhou ainda o 2º lugar Norte-Nordeste na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade com as ações de comunicação do projeto “Energia Com Cidadania. A Coelba presente na Comunidade”.
 
11º Prêmio FIEB de Desempenho Socioambiental - Prêmio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) que reconhece as melhores práticas na área de sustentabilidade de pequenas, médias e grandes empresas. A Coelba foi a vencedora na modalidade Programas Socioambientais, com o Programa Energia com Cidadania.
 
2013
Selo Empresa-Irmã - Concedido pela Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid), reconhece o apoio à instituição que desenvolve ações de saúde e educação em prol de pessoas carentes, em Salvador. Dentre as contribuições da Coelba, esteve o investimento de R$ 398 mil em um novo sistema de aquecimento de água a partir do aproveitamento solar térmico.

Philips Ilumina -
O projeto de troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por outras com tecnologia LED recebeu o prêmio, na categoria Modelo Negócio Inovador. O evento reconheceu os principais parceiros da Philips na celebração dos 120 anos da empresa.

Semana da Conciliação -
A Coelba recebeu, em dezembro, do Tribunal de Justiça da Bahia, o prêmio por ter sido a empresa que mais realizou acordos durante a Semana Nacional da Conciliação no ano de 2013.
 
2012
Prêmio Greenvana Greenbest - Pelo projeto de solar fotovoltaico do Estádio de Pituaçu

Prêmio Benchmarking Brasil (Detentoresdas Melhores Práticas) - Com o case Projeto Pituaçu Solar (10° colocado)

Prêmio Os Legítimos da Sustentabilidade -
9ª posição

Prêmio de Reconhecimento -
Pelo apoio ao setor de produtos de cimento e a entidades da cadeia produtiva da construção.

150 melhores empresas em práticas de gestão de pessoas 2012 -
Concedido pela Gestão RH, instituição nacional especializada em soluções na área de recursos humanos.

Prêmio de Desempenho Ambiental da Federaçãodas Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) -
Menção Honrosa pelo projeto Pituaçu Solar.
 
2011
Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) - Para o Programa Energia Verde.

Instituto Mais -
Para o projeto Vale Luz.

Empresa Inovadora -
Ao participar da terceira edição do Prêmio Inventor, da Universidade Federal da Bahia, concedido a um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que permitiu o licenciamento de tecnologia para produção de cruzetas de madeira oriundas de florestas plantadas de eucalipto.
 
2010
Investment Grade - A Coelba recebeu o grau de investimento em escala global da agência de classificação de risco Standard & Poor’s. O rating “BBB-“ na Escala Global e “brAAA” na Escala Nacional Brasil é um reconhecimento pelo histórico da Coelba na melhoria da administração financeira e operacional, pelo crescimento do mercado em sua área de concessão e por sua estratégia de investimentos.
 
2009
Prêmio Abradee em Gestão Econômico-Financeira - Concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. No mesmo prêmio, a Empresa obteve o quarto lugar na categoria Responsabilidade Social.
 
Certificado Empresa Cidadã - concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.
 
Mérito Lojista, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador.
 
Condecoração da Marinha por bons serviços prestados.
 
2008
Prêmio Guia Exame de Sustentabilidade 2008.
 
8º Prêmio Desempenho Ambiental da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Projeto Vale Luz.
 
Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) 2008
 
1º lugar no Brasil entre as empresas com maior crescimento anual 2007/2008.
 
3º lugar no Brasil entre as empresas com mais de 400 mil clientes residenciais.
 
1º lugar no Nordeste entre as empresas com mais de 400 mil clientes residenciais.
 
V Edição do Top Social - Promovida pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia (ABAP-BA), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA) e Associação Comercial da Bahia (ACB)
 
Prêmio Top Social Categoria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Projeto Vale Luz.
 
Prêmio Top Social – Categoria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Projeto Nova Geladeira.
 
Destaque na categoria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Projeto Vale Luz.
 
Prêmio Maria Rita Lopes Pontes - melhor top social entre todas as categorias - Projeto Vale Luz.
 
2007
Prêmio Abradee - 2º lugar na categoria responsabilidade social e finalista nas categorias Melhor Empresa do Nordeste e Maior Evolução de Desempenho.
 
Protocolo de Montreal - Certificação e classificação como exemplar do Projeto de Doação de Refrigeradores e Regeneração do gás CFC-R12.
 
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) - Reconhecimento pelas melhores práticas nas atividades Mapa de Processos, Dia do Aprendizado Estratégico, Modelo de Planejamento Empresarial e Programa de Responsabilidade Social.
 
Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT) - Menção honrosa.
 
Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo – Norte/Nordeste - 1º lugar com a campanha de combate ao gato de energia.
 
2006
ABM&N (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) - Prêmio Destaque no Marketing 2006, com o Projeto ELOS.
 
Anefac/Fipecapi/Serasa - Troféu Transparência 2006.
 
Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) - Menção de Destaque do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia – Edição 2006 – Categoria Empresas do Setor Energético na modalidade Empresas de Distribuição de Grande Porte, pelo desenvolvimento de ações de conservação de energia elétrica no ano de 2006.
 
FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia)/ABGC (Associação Baiana para Gestão Competitiva) - Prêmio Gestão de Qualidade Bahia 2006 – Troféu Ouro.
 
Gazeta Mercantil - Prêmio Balanço Anual 2006 – Melhor Empresa de Energia Elétrica do Brasil.
 
IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) - Selo IBASE para Balanço Social.
 
IMIC (Fundação Instituto Miguel Calmon) - Prêmio Desempenho 2006 – Reconhecimento de que é a maior empresa de concessão pública do Estado da Bahia.
 
Revista Exame – Maiores e Melhores - Melhor Empresa do Setor de Serviços – Norte/Nordeste.
 
Sesi (Serviço Social da Indústria) - Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho 2006, reconhecimento em relação às práticas de gestão de pessoas.
 
USAID/Brasil (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional) - Prêmio “Awards of Appreciation” - Conferido a uma profissional da Coelba pelo reconhecimento ao apoio individual ao Programa de Energia da USAID. A Coelba atualmente desenvolve, em parceria com a USAID, dois projetos de geração de renda em Moradas da Lagoa: uma fábrica de biscoito e uma horta comunitária.
 
2005
Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2005 – Menção de Destaque na categoria Empresas do Setor Energético e Empresas de Distribuição de Grande Porte, organizado e promovido pela Eletrobrás/Procel;
 
Prêmio Destaque de Marketing 2005 e o XIX Top de Marketing 2005 para o “Coelba em Festa” – As soluções do “Coelba em Festa”, desenvolvidas para o segmento de eventos, ganhou prêmios concedidos, respectivamente, pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABM&N) e pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB/BA);
 
Prêmio ABADEE 2005 – Melhor Distribuidora do País em gestão Econômico-Financeira. No quesito qualidade de Getão, a Coelba ficou em 2º lugar;
 
Prêmio Colaborador do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE);
 
Destaque Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa – Com o tema Educar para o uso eficiente de emergia, o Projeto Agente Coelba foi escolhido como uma das melhores práticas de gestão do país, sendo destaque na categoria relacionamentos com consumidores/clientes;
Prêmio II Top Social – Com a fatura em braille, a Coelba foi uma das vencedoras do II Top Social, premiação promovida pela Associação dos dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA);
Prêmio Amigo da Escola Politécnica – Criado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e pelo Instituto Politécnico da Bahia, o prêmio é o reconhecimento da parceria da Coelba com estas instituições;
Prêmio da Associação Baiana de Mercado Publicitário (ABMP) – O gerente do Departamento de Comunicação Institucional, André Gondim, foi o vencedor na categoria Profissional de Marketing de Serviços. O prêmio destaca o trabalho de profissionais que atuam nos departamentos de marketing de anunciantes, dirigentes de veículos de comunicação, agências de propaganda e fornecedores de serviços de comunicação;
11º Prêmio Nacional de Seguridade Social – O diretor superintendente da Fundação Coelba de Assistência e Seguridade Social (FAELBA), Marcos César Mello, ganhou o prêmio na categoria Dirigente Regional Nordeste;
Prêmio Gestão Qualidade Bahia (PGQB) Ciclo 2005 – A Coelba foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, com o Troféi Prata. Promovido pela Associação Baiana para Gestão Competitiva, entidade vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia;
Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2005 – Na categoria Grande Empresa da etapa estadual.

Celpe

2016

Prêmio Eco 2016

A premiação nacional reconheceu o Projeto Biogás, que transforma lixo em energia limpa a partir do gás dos resíduos orgânicos. Concedido pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), o prêmio é considerado o mais importante reconhecimento em sustentabilidade do País.​


Selo Energia Sustentável

A distribuidora do Grupo Neoenergia recebeu o Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil para o período 2017-2019, depois de rigoroso processo de avaliação. A Celpe alcançou o nível ouro, o mais alto.​ 


Empresa que mais respeita o consumidor no Brasil: A Celpe recebeu a premiação “Empresa que mais respeita o consumidor no Brasil” no segmento “Fornecimento de Energia”. A pesquisa que resultou na premiação é realizada pela Revista Consumidor Moderno e pela Shopper Experience, via web e com clientes que tiveram experiência com os segmentos pesquisados.

 

VI Rodeio Nacional de Eletricistas: A Celpe alcançou o terceiro lugar na prova “Retirada de objeto estranho da rede de MT” no VI Rodeio Nacional de Eletricistas, competição realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Copel. Disciplina operacional, segurança e excelência foram alguns dos critérios observados durante as 8 provas, que vão desde a análise preliminar de risco a abertura e fechamento da chave fusível. 


2015
Selo Empresa Amiga do Ciclista 
Concedido pelo Governo do Estado de Pernambuco, o prêmio reconhece as corporações que incentivam o uso da bicicleta como transporte alternativo para seus colaboradores e, desta forma, contribuem para a mobilidade urbana com a redução da quantidade de automóveis nas ruas.
 
Empresa Amiga da Criança 
A iniciativa é um reconhecimento da Fundação Abrinq conferido às empresas que investem em projetos sociais destinado para a infância e adolescência.
 
Melhor Programa de Estágio desenvolvido em 2014 
A premiação é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco - CIEE-PE como forma de reconhecer as 10 melhores organizações Públicas, Privadas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais.
 
Prêmio Aberje 
A distribuidora pernambucana foi a grande campeã da etapa Norte/Nordeste do Prêmio Aberje 2015, a maior premiação do País na área de comunicação empresarial. O case vencedor “Espaço Celpe” ganhou na categoria Comunicação e Relacionamento com o Consumidor e foi finalista da etapa nacional. 
 
Prêmio Iasc 
Celpe é vice-campeã na categoria “Evolução”. Apenas duas distribuidoras do país conseguiram evoluir no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, resultado da pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que reflete a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de distribuição do país.
 
Prêmio “As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor” 
A Celpe foi a vencedora do Prêmio, no segmento de Fornecedores de Energia. O prêmio está em sua 13ª edição e é realizado pela Shopper Experience. A pesquisa aborda o conceito de Respeito baseado na experiência e percepção de consumidores sobre as empresas e marcas avaliadas. Nesta edição da pesquisa, os atributos considerados mais importantes pelos consumidores como indicador do respeito das empresas foram: (1) Funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente em qualquer canal de contato; (2) Produtos de boa qualidade; (3) Agilidade no atendimento em qualquer canal; e (4) Preços atrativos.
 
Prêmio Transparência Contábil no XXXI Enconsel 
A Celpe foi premiada na categoria empresas de grande porte. 

 

2014  

150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas (PGPs) 
A distribuidora recebeu o certificado de uma das 150 melhores empresas em Práticas de Gestão de Pessoas do Brasil. O reconhecimento foi da Instituição Gestão & RH, especializada em soluções na área de recursos humanos.
 
Troféu Transparência 2014 
A distribuidora conquistou o troféu na categoria 10 empresas de capital aberto com receita líquida de até R$ 5 bilhões. A avaliação do prêmio leva em conta as empresas mais comprometidas com a ética e transparência na sua prestação de contas perante seus stakeholders. O Troféu Transparência é realizado pela ANEFAC em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e com a Serasa Experian.
 
Prêmio TOP Socioambiental e de RH da ADVB 2014
O evento premia os melhores cases nas categorias socioambiental, meio ambiente e recursos humanos. A Celpe foi vencedora no prêmio estadual e nacional, na categoria Meio Ambiente, entre outras empresas, com o case Queimadas, que trata da campanha de controle de queimadas sob linhas de transmissão.
 
8º Prêmio Abracopel de Jornalismo 
Das quatro finalistas ao prêmio, uma reportagem na categoria impresso foi à vencedora. Trabalhadas pela Celpe junto à imprensa pernambucana e veiculadas nos principais meios de comunicação de Pernambuco, as reportagens tratavam sobre segurança e prevenção de acidentes relacionados à energia elétrica.
 
Empresa Amiga da Criança 
Desde 2004, a empresa é reconhecida pela pelas ações sociais promovidas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O selo é concedido pela Fundação Abrinq.
 
2013
Grau de Investimento
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s Ratings Services confirmou em 2013 os ratings de créditos corporativos do Grupo Neoenergia e de suas controladas. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi classificada como ‘brAAA’, nota máxima em Escala Nacional, e “BBB-“, em Escala Global.
 
Prêmio Proteção Brasil 2013
A Celpe foi vencedora nas categorias Melhor Prêmio Brasil – Categoria Comunidade e Melhor Prêmio Brasil – Categoria Região Nordeste, com o case “Ações de Saúde e Segurança do Trabalho junto à Comunidade”.
 
Prêmio Época Reclame Aqui As Melhores Empresas para o Consumidor 2013, da Editora Globo
A Celpe ficou em 3º lugar na categoria Serviço Público de Energia Elétrica. O prêmio foi criado para incentivar as empresas a buscar excelência no atendimento, realizando esforços para melhorar o relacionamento com o novo consumidor e atingir alto nível de eficiência na solução de problemas.
 
Certificado Empresa Cidadã
Concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), o certificado visa motivar empresas de grande, médio e pequeno porte, de todos os segmentos e regiões do Brasil a elevarem a qualidade das informações contábeis e socioambientais de seus relatórios anuais. É o quarto ano que a Celpe recebe o reconhecimento.
 
Empresa Amiga da Criança
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente em 2004 e renovado anualmente.
 
 
2012
Certificado Empresa Cidadã
Concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), o certificado visa motivar empresas de grande, médio e pequeno porte, de todos os segmentos e regiões do Brasil a elevarem a qualidade das informações contábeis e socioambientais de seus relatórios anuais. É o terceiro ano que a Celpe recebe o reconhecimento.
 
Empresa Amiga da Criança
Foi renovado o selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Prêmio com o trabalho técnico "Segurança do Trabalho", no XX Sendi (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica).
 
  
2011
Grau de 
 Investimento (Investment  Grade)
Concedido pela agência de rating Standard & Poor's, em março de 2011, tornando-se a primeira companhia pernambucana a obter essa classificação de risco em escala global.
Premio Socioambiental Chico Mendes
Concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Social Chico Mendes (Inpra), conquistado pelo projeto Energia Verde, que integra o Programa de Eficiência Energética.
 
Finalista na categoria Mercado do Prêmio Pernambuco Inovador
A conquista ocorreu em função do projeto "Desenvolvimento de Técnica Preditiva para Manutenção de Subestações e Linhas de Transmissão e Distribuição", iniciativa do Jornal do Commercio e do Porto Digital, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Prêmio Top Socioambiental
Concedido pela Associação dos Dirigentes Lojistas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), pelo Projeto Energia Verde.
 
Empresa Amiga da Criança
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
 
2010 
Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco 2010 (PQGP)
Troféu Ouro concedido pelo Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq), com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Senai e Sebrae. A premiação é concedida com critérios do Modelo de Excelência da Gestão do Prêmio Nacional de Qualidade, criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Prêmio Empresa Cidadã 2010
Pelas informações sociais, ambientais e contábeis apresentadas no ano base 2009. A certificação foi concedida pelo Conselho Regional de Contalibidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) e pelas Federações das Indústrias e Comércio, também do Rio.  O prêmio está na oitava edição e tem abrangência nacional.

Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
2009
Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco 2009 (PQGP)
Troféu Prata, concedido pelo Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq), com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Senai e Sebrae. A premiação é concedida com critérios do Modelo de Excelência de Gestão do Prêmio Nacional de Qualidade, criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Prêmio Ser Humano Paulo Freire
Concedido pela ABRH-PE às empresas e profissionais envolvidos na gestão de pessoas que dedicam tempo e talento para desenvolver  o potencial humano por meio de ferramentas  aplicáveis e criativas.

Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
2008
Prêmio Melhor Divulgação das Informações Contábeis
Na categoria Empresa de Capital Aberto, concedido pela Associação Brasileira dos Contadores do Setor Elétrico (Abraconee).
Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco 2008 (PQGP)
Troféu Prata, concedido pelo Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq), com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Senai e Sebrae. A premiação é concedida seguindo critérios do Modelo de Excelência de Gestão do Prêmio Nacional de Qualidade, criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Prêmio Destaque do Ano Smacna
Concedido pela Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (Abrava), pelo projeto de climatização e tratamento do ar realizado pela distribuidora na sede da Prefeitura de Recife, que propiciou economia de 30% no consumo, sendo a primeira Empresa do Nordeste a conquistar o prêmio.
 
Eleição pela Hewitt Associates e Jornal Valor Econômico como uma das 50 melhores empresas do Brasil em Gestão de Pessoas
 
Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
  
2007 
Prêmio Qualidade e Gestão Pernambuco 2007 (PGQP)
Concedido pelo Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq), na categoria Prata.
 
Prêmio de Maior Contribuinte de ICMS de Pernambuco
 
Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. 
 
2006 
Selo Ibase Betinho (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas)
Reconhecimento concedido pela publicação do Balanço Social 2005.
 
Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo conquistado em 2004 e renovado em 2005 e 2006, concedido pela Fundação Abrinq, pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Empresa Modelo no Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa 2006
 
Prêmio ABRADEE de Responsabilidade Social 2006
No ano de 2006, a Empresa foi a 3º colocada em Responsabilidade Social entre as distribuidoras de energia elétrica com mais de 400 mil clientes do Brasil.
 
Prêmio de Contribuintes do Desenvolvimento do Estado
Em 2005, a Celpe foi a maior arrecadadora do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado, nas categorias Comércio e Geral. O prêmio é concedido pelo Sistema JC de Comunicação (SJCC) e pelo Governo do Estado de Pernambuco.
 
2002 a 2005
Prêmio Balanço Social
A Empresa recebeu o 1º lugar na Categoria Norte-Nordeste, concedido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), com apoio da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os relatórios premiados foram os publicados nos anos de 2001, 2002 e 2003.

Selo Ibase Betinho (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas)
Pela publicação do Balanço Social 2004. 
Empresa Amiga da Criança - Selo Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Selo conquistado em 2004 e renovado em 2005, concedido pela Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Destaque Regional Nordeste do Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa
Nos anos de 2004 e 2005, a Empresa recebeu o Destaque Regional Nordeste do Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa. Em 2005, ainda pela Revista Exame, a Empresa conquistou o Destaque no tema Valores e Transparência, pela prática de disseminação do Código de Ética Profissional.
 
Prêmio ABRADEE de Responsabilidade Social
Nos anos de 2004 e 2005, a Empresa foi a 4º colocada em Responsabilidade Social entre as distribuidoras de energia elétrica com mais de 400 mil clientes do Brasil.
 
Prêmio ABRADEE - Melhor Evolução de Desempenho
A Empresa ocupou o 1º lugar nacional, na edição 2005, entre as distribuidoras brasileiras com mais de 400 mil clientes. Segundo a pesquisa da ABRADEE, a Celpe foi considerada a 6º distribuidora do país em índice de satisfação do cliente. E a 1º do Nordeste.
 
Prêmio de Contribuintes do Desenvolvimento do Estado
Por três anos consecutivos (2003, 2004 e 2005), a Celpe foi a maior arrecadadora do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado, nas categorias Comércio e Geral. O prêmio é concedido pelo Sistema JC de Comunicação (SJCC) e pelo Governo do Estado de Pernambuco.
 
Prêmio  Bronze da Qualidade e Gestão Pernambucano (PGQP) Ciclo 2005
O Prêmio é promovido pelo Programa Pernambucano de Qualidade (PROPEQ), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e o Sebrae.
 
Melhor Empresa do Nordeste pela Pesquisa IASC/ANEEL
A Celpe ocupa o 2o lugar na pesquisa que é realizada com os consumidores pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, para medir o Índice de Satisfação do Cliente (IASC).
 
 

Cosern

2016

Selo Energia Sustentável

A distribuidora do Grupo Neoenergia recebeu o Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil para o período 2017-2019, depois de rigoroso processo de avaliação. A Cosern alcançou o nível prata.​ 


Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil

A Cosern figurou entre as 35 melhores da pesquisa Great Place to Work/revista Época e entre as 150 da revista Você S/A.​


Satisfação do Cliente

A Cosern foi reconhecida no Índice Aneel de Satisfação do Cliente (Iasc) como a melhor distribuidora entre as empresas com mais de 400 mil consumidores, com índice de 77,91%, além de registrar o maior crescimento entre os anos de 2015 e 2016.​


Prêmio Eletricidade: A Cosern conquistou pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Eletricidade, promovido pela Revista Eletricidade Moderna, na categoria Melhor Desempenho em Engenharia, dentre as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil que disputaram a premiação no Grupo Empresas Estaduais. A Cosern ficou em 1º lugar na categoria Melhor Desempenho em Engenharia (nota 9,56), 2º lugar em Menor Índice de Perdas (nota 7,14), 4º lugar em Operações (nota 8,02) e 11º lugar em Comercial (nota 9,18).

35 Melhores Empresas para Trabalhar
: A Cosern foi reconhecida como uma das 35 melhores multinacionais de médio-porte do Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Para obter a classificação, a empresa se submeteu a uma pesquisa na qual todos os colaboradores foram convidados a participar. 80% dos profissionais responderam. Foi essa avaliação, juntamente com a elaboração de um relatório com as práticas e benefícios da Cosern, que possibilitou a empresa figurar no ranking da Great Place to Work.

150 Melhores Empresas para Você Trabalhar:
Cosern mais uma vez entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil segundo o Guia Você S/A.” O Guia estabelece um ranking pelo Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) das empresas, composto pelo IQAT - Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (formado por dados relativos à visão do empregado sobre a empresa (pesquisa com colaboradores) e pelo IQGP - Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (formado por dados relativos ao que a empresa oferece aos seus empregados). A pontuação da Cosern foi 78,5, a mesma de 2015.

Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC): Com a pontuação de 77,91, a Cosern obteve o melhor índice de satisfação do cliente entre as empresas com mais de 400 mil consumidores, repetindo o feito de 2012, quando obteve a pontuação de 71,44. O índice médio das 63 concessionárias do Brasil foi de 64,86 e do Nordeste foi de 66,85. A Companhia potiguar também obteve destaque nas categorias nas quais foi finalista do Prêmio IASC: 2º lugar na categoria Melhor Concessionária do Nordeste; 5º lugar na categoria Maior Crescimento do Brasil, com o percentual de evolução positiva de 31,23%, no comparativo dos índices de 2015-2016. Na classificação geral, que abrange Concessionárias e Permissionárias, a distribuidora potiguar alcançou a 7ª melhor posição do país.

Troféu Top of Mind 2016:
A Cosern foi premiada com o troféu Top of Mind 2016, por ser reconhecida pelo consumidor natalense como a empresa que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte. A distribuidora recebeu o prêmio pela sétima vez, que teve sua décima-quinta edição da pesquisa promovida pela Revista Foco Nordeste e pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião, que entrevistou a população nas quatro regiões da capital potiguar, identificando as marcas mais lembradas pelo consumidor em 33 segmentos de mercado.

VI Rodeio Nacional de Eletricistas:
A Cosern ficou em primeiro lugar na prova “Retirada de Conjunto de Aterramento” e em terceiro lugar na prova “Eletricista com os olhos vendados” no VI Rodeio Nacional de Eletricistas, competição realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Copel. Disciplina operacional, segurança e excelência foram alguns dos critérios observados durante as 8 provas, que vão desde a análise preliminar de risco a abertura e fechamento da chave fusível. 


2015

30 Melhores Empresas para Trabalhar - A Cosern, distribuidora da Neoenergia, é uma das 30 melhores empresas brasileiras para trabalhar, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work® e pela Revista Época. O prêmio significa o reconhecimento nacional e do mercado referente às melhores práticas adotadas pela empresa.

Prêmio Eletricidade Moderna - Pelo terceiro ano consecutivo, a Cosern conquista a categoria “Melhor Desempenho em Engenharia” no prêmio da Revista Eletricidade Moderna.

Prêmio Abradee - Conquistando a categoria “Gestão Econômico-Financeira” pela quinta vez e se classificando como a terceira “Melhor Distribuidora da Região Nordeste” e quarta “Melhor Distribuidora do Brasil”, a Cosern evidencia a excelência do trabalho realizado pelos colaboradores.

100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa - De acordo com a revista Gestão RH, a Cosern está enquadrada entre as 100 empresas do Brasil que mais investem em sustentabilidade, qualidade de vida no trabalho, relacionamento com stakeholders e que são conscientes sobre seu papel na política de responsabilidade ambiental.​

2014
Prêmio Abradee / Categoria Gestão Econômico-Financeira - Prêmio avalia, entre outros critérios, a rentabilidade operacional, a eficiência nos investimentos e a capacidade de pagamento de dívidas das empresas. Premiação ocorreu em julho de 2014, concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
 
Troféu Cultura (Medalha Djalma Maranhão) - O objetivo do prêmio é estimular a arte por meio do reconhecimento público. Na 11ª edição, a Cosern recebeu a medalha Djalma Maranhão pelo seu apoio a cultura potiguar.
 
Empresa Amiga da Criança - Reconhecimento de empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Concedido pela Fundação Abrinq.
 
Troféu Niná Rebouças para Amigos do Livro - O prêmio homenageia profissionais e empresas que criam, incentivam e patrocinam projetos que estimulam o hábito de leitura entre jovens e adultos do Rio Grande do Norte. Até hoje, 74 livros de autores norte-rio-grandenses receberam o patrocínio da distribuidora.
 
2013
Empresa Cidadã - Reconhecimento ao nível de qualidade das informações contábeis e socioambientais apresentadas nas Demonstrações Financeiras ano base 2012. Concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade Federação das Indústrias e Federação do Comércio do Rio de Janeiro.
 
Empresa Amiga da Criança - Reconhecimento de empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Concedido pela Fundação Abrinq.
 
Pesquisa Abradee Grandes Clientes 2013 - Primeiro lugar entre as distribuidoras que aderiram à pesquisa que tem como objetivo mensurar o nível de satisfação dos grandes clientes com a qualidade do produto e dos serviços prestados pelas distribuidoras a fim de estruturar ações para a melhoria da qualidade. O principal índice da avaliação é o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), calculado por meio do resultado obtido em categorias como: Fornecimento de Energia, Informação ao Cliente, Orientações aos Clientes, Fatura de Energia, Atendimento ao cliente e Imagem da Empresa. Prêmio concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
 
Prêmio Eletricidade Moderna 2013 - Melhor desempenho em Engenharia no ranking nacional da 17ª edição do prêmio, elaborado com base em pesquisa independente realizada pela revista com 39 distribuidoras de energia do Brasil. Divulgado em setembro, o resultado torna pública a evolução das distribuidoras de energia nos indicadores de desempenho dos processos de gestão comercial, engenharia e operação. Concedido pela revista Eletricidade Moderna.

2012
Selo Empresa Amiga da Criança 2012 - A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança no ano de 2012.

Trofeu Top Of Mind 2012 - Homenagem conferida a Cosern por ser a empresa que mais investe em cultura no Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo.

Prêmio IASC 2012 (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor) - Categoria regional, (Melhor Distribuidora da Região Nordeste) com pontuação de 71,44. Além de conquistar o Prêmio como a melhor distribuidora de energia elétrica do Nordeste, na avaliação dos consumidores residenciais, a Cosern obteve a melhor pontuação do país entre as empresas que atendem acima de 400 mil consumidores e, na classificação geral, a distribuidora potiguar alcançou a 6ª melhor posição do país. A pontuação média na categoria regional Nordeste foi de 61,92 e no Brasil 61,51.

Certificado de Empresa Cidadã - Reconhecimento outorgada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e a Federação do Comercio do Estado do Rio de Janeiro-Certificação concedida pelas informações sociais, ambientais e contábeis apresentados em relatório ano base 2011. 
2011
Troféu Top of Mind - Como empresa que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte, através da Lei de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo, Cosern foi premiada com o troféu Top of Mind Natal 2011, na categoria especial. A premiação, concedida pela Revista Foco, foi baseada na 10ª edição da Pesquisa Top of Mind, realizada pelo Instituto Índice Pesquisa, que indicou as marcas e empresas mais lembradas pelo consumidor natalense em 26 setores da economia.

Selo Empresa Amiga da Criança 2011- A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança no ano de 2011.

Prêmio ABRADEE 2011- A Cosern conquistou pela terceira vez e pelo segundo ano consecutivo o Prêmio ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) na categoria Gestão Econômico-Financeira, entre as concessionárias com mais de 500 mil consumidores. A Concessionária norte-rio-grandense evoluiu a sua classificação em outras seis categorias avaliadas pela ABRADEE: Responsabilidade Social, Qualidade da Gestão, Avaliação pelo Cliente, Gestão Operacional, Melhor Distribuidora do Nordeste e Melhor Distribuidora Nacional.

Troféu Cultura 2011- A Cosern recebe pela quarta vez o Troféu Cultura na categoria de empresa apoiadora da cultura potiguar.
Na VIII edição do Troféu Cultura, realizada na última sexta-feira (27), a Cosern foi destaque na categoria "Empresa Apoiadora à Cultura" pelas ações realizadas na área e recebeu o Troféu Cultura pela quarta vez. A distribuidora já havia conquistado o prêmio em 2004, 2005 e 2007.
O evento, realizado pelo jornalista Toinho Silveira, reuniu artistas, jornalistas, políticos e representantes da cultura potiguar. A premiação reconheceu artistas do teatro, música, dança, artes visuais e literatura e também empreendedores culturais e empresas apoiadoras à cultura que estimulam e protegem a diversidade cultural e artística do estado.
 
2010
Prêmio IASC 2010 - Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor - A Cosern conquistou o primeiro lugar no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) entre as empresas que atendem mais de 400 mil consumidores. A Empresa também alcançou a segunda melhor pontuação entre as 11 distribuidoras de energia do Nordeste, com 73,36, superando a média nacional (64,41) e a do Nordeste (63,10). A Cosern ficou em quinto lugar na categoria maior evolução de desempenho 2009/2010 entre as distribuidoras do país, com percentual de 10,38%.

Prêmio ABRADEE 2010 - Pela segunda vez, a Cosern alcançou o primeiro lugar do Prêmio ABRADEE na categoria Gestão Econômico-financeira, entre as concessionárias com mais de 500 mil consumidores. A Empresa foi considerada a terceira melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Nordeste e avançou três posições na avaliação nacional, passando do 13º lugar, em 2009, para o 10º lugar, em 2010.

Investment Grade - Em março de 2010, a Cosern tornou-se a primeira companhia privada do setor elétrico brasileiro a receber o grau de investimento em escala global da agência de classificação de risco Standard & Poor’s. O rating BBB – na Escala Global e brAAA na Escala Nacional Brasil é um reconhecimento pelo histórico da Cosern na melhoria da administração financeira e operacional, crescimento do mercado e adequada estratégia de investimentos.

Troféu Marca de Valor - A Cosern recebeu a comenda Marca de Valor, concedida pelo jornal Correio da Tarde pela atuação da empresa no cenário socioeconômico potiguar.

Prêmio Benchmarking Ambiental 2010 - Instituto Mais - O projeto de eficiência energética Energia Verde conquistou em julho de 2010 o quinto lugar na 8ª edição do Ranking Benchmarking Ambiental, iniciativa do Instituto Mais que destaca os 27 projetos com as melhores práticas sustentáveis implantadas por empresas brasileiras. O ranking é uma iniciativa do Instituto Mais que em 2010 recebeu a inscrição de 93 projetos. A premiação foi entregue ao Grupo Neoenergia por ter implantado o projeto Energia Verde na Cosern, Coelba e Celpe. A solenidade ocorreu durante a Feira Internacional para Intercâmbio de Boas Práticas Socioambientais, em São Paulo.

Prêmio SBPC Cultural - O patrocínio da Cosern à reedição e publicação de cinco obras do folclorista e historiador Luiz da Câmara Cascudo foi reconhecido como iniciativa de apoio à preservação da cultura potiguar e crescimento social do estado com o Prêmio SBPC Cultural, concedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)). A premiação aconteceu durante a 62ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Troféu Top of Mind - Como empresa que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte, a Cosern foi premiada com o troféu Top of Mind Natal 2010, na categoria especial. A premiação, concedida pela Revista Foco, foi baseada na 9ª edição da Pesquisa Top of Mind, realizada pelo Instituto Índice Pesquisa, que indicou as marcas e empresas mais lembradas pelo consumidor natalense em 26 setores da economia.

Revista Exame - Ranking das 1000 maiores e melhores – A Cosern alcançou o 327º lugar entre as 500 empresas em vendas do Brasil em 2009, segundo pesquisa da Revista Exame, publicada na edição especial de julho de 2010 com o ranking das 1000 Maiores e Melhores empresas brasileiras em diversos setores da economia. A Cosern também conquistou o destaque entre as 100 maiores empresas da região Norte-Nordeste do Brasil.

Selo Empresa Amiga da Criança 2010 - A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança no ano de 2010.
 
2009
Prêmio Eletricidade Moderna – Pelo sexto ano consecutivo, a Cosern conquistou o Prêmio Eletricidade Moderna como a Melhor Distribuidora da Região Nordeste. O resultado foi divulgado na edição de setembro de 2009 da revista Eletricidade Moderna, que apontou ainda a Empresa como a 4ª melhor distribuidora de todo o País.
 
Prêmio PROCEL – Pela segunda vez a Cosern foi contemplada com o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, concedido anualmente pelo Ministério de Minas e Energia com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia. A premiação é fruto do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido desde 1998 pela Empresa e que, apenas em 2009, recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos.
 
Prêmio Abradee 2009 – A Cosern obteve vários destaques neste prêmio. Conquistou a 2ª colocação na Categoria Gestão Econômico-Financeira dentre as 29 empresas que compõem o segmento das distribuidoras com mais de 500 mil consumidores, e também alcançou a 3ª colocação na categoria de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Nordeste, dentre as nove empresas da região.
 
Medalha da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer – A Cosern recebeu em julho de 2009 a Medalha da Ordem do Mérito, concedida pela Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, em reconhecimento às iniciativas de apoio adotadas pela Empresa em benefício da Instituição.
 
Comenda Fé e Alegria do Brasil – A Cosern foi a primeira empresa do País a receber, em agosto de 2009, a condecoração Fé e Alegria do Mérito Social, outorgada pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, instituição filantrópica que realiza trabalhos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes com atuação no País e na América Latina. Entre as ações realizadas pela Empresa nesta iniciativa, está a doação de 30 microcomputadores; reforma nas instalações físicas dos laboratórios de informática dos Centros de Desenvolvimento Comunitários (CEDECs) de Felipe Camarão e do Loteamento Boa Esperança, em Natal; doação de obras literárias para o acervo das bibliotecas; além de palestras educativas sobre o uso racional de energia elétrica.
 
Comenda do Bem – Durante a 4ª edição do espetáculo Diga Sim ao Bem, em novembro de 2009, a Cosern recebeu a condecoração como reconhecimento ao apoio financeiro que ofereceu para a construção da Casa do Bem e pelo incentivo para a edição do Livro Letras e Imagens do Bem.
 
Prêmio Empresa Cidadã – Concedido pelo Jornal Potiguar Notícias, exaltando a importância da Empresa no crescimento e no desenvolvimento do município de Parnamirim (RN).
 
Título de “Empresa Amiga da Criança e do Adolescente com Câncer” – Deferido pela Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, como reconhecimento pelo apoio da Empresa à entidade na veiculação de campanha de alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce de câncer nas contas de energia elétrica, além da arrecadação, entre os funcionários, de notas fiscais que beneficiam a entidade por meio da campanha Cidadão Nota Dez.
 
Selo Empresa Amiga da Criança 2009- A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança no ano de 2019.  
 
2008
Mérito Comunitário 2008 - A COSERN recebeu, em fevereiro, um Diploma de Honra ao Mérito Comunitário pelo excelente serviço prestado à comunidade. O Diploma, de Reconhecimento Público, baseia-se em Pesquisa de Opinião Pública, segundo os padrões do Projeto de Valorização Humana, Profissional e Intelectual.A condecoração é uma iniciativa da Comissão de Eventos Especiais, formado por jornalistas e líderes comunitários, tendo à frente o Jornalista Laércio Caldas da Silva.
 
Prêmio Eloy Chaves 2008 - A COSERN recebeu a medalha de bronze no Prêmio Eloy Chaves 2008, na sua categoria, relativo ao ano de 2007, da Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica – ABCE. A Empresa ficou entre as três finalistas no Brasil pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, classificou-se em 2º lugar. A Premiação é um reconhecimento do empenho da COSERN em adotar uma política de prevenção de acidentes, que tem contribuído para a segurança da força de trabalho (equipes próprias e contratadas) e da população, no exercício de suas atividades profissionais. A Medalha Eloy Chaves foi criada em 1980 pela ABCE, com o objetivo de destacar anualmente as empresas do setor elétrico que atingiram os melhores índices de segurança e prevenção de acidentes de trabalho, premiando assim o esforço de seus dirigentes e funcionários. Esta premiação tornou-se uma das mais importantes do setor elétrico neste segmento. A avaliação dos indicadores estatísticos das empresas é consolidada pela Eletrobrás, por meio da Fundação COGE, que usa como referência parâmetros técnicos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
 
Prêmio Empresa Cidadã 2008 – Pelo segundo ano consecutivo, a COSERN recebeu o Prêmio, um projeto do jornal Potiguar Notícias, que tem como objetivo reconhecer os maiores pagadores de ISS do município de Parnamirim - RN.
 
Troféu Cultura 2008 – A COSERN recebeu uma medalha de Mérito Cultural 2008 – denominada Jornalista Edmar Viana, no segmento de empresas que investem em Cultura do Estado. O Troféu Cultura foi criado em 2003 e em 2008, chegou a sua 5ª edição, com a parceria da Fundação José Augusto, homenageando personalidades, artistas, produtores e pesquisadores dos diferentes setores artísticos e culturais do Estado.
 
Prêmio Eletricidade 2008 - Pelo quinto ano consecutivo a COSERN recebeu o Prêmio Eletricidade Moderna, como a melhor Distribuidora da Região Nordeste, uma importante referência quando o assunto é a qualidade da distribuição de energia elétrica. Denominado “Prêmio Eletricidade”, aponta o ranking do ano das distribuidoras de energia elétrica que se sobressaíram em seus processos comerciais, de engenharia, de operação e de minimização de perdas, sendo elaborado por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às empresas. É uma realização da Revista Eletricidade Moderna, em parceria com a SOLTEC – Projetos e Serviços. O resultado alcançado é um reflexo de como a Empresa vêm construindo, ao longo da última década, uma relação positiva com os seus diversos públicos, superando os desafios com investimentos maciços em tecnologia, equipamentos, ferramentas e principalmente no seu capital humano.
 
Título Empresa Amiga da Criança e Adolescente com Câncer 2008 – A COSERN recebeu da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer o título de Amiga da Criança e Adolescente com Câncer pela sua parceria nas ações da Casa Durval Paiva, no ano de 2008.
 
Selo Empresa Amiga da Criança 2008- A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança, desde 2003.
 
2007
Prêmio IASC 2007 - No segmento de empresas que atendem acima de 400 mil consumidores, a COSERN obteve o melhor indicador da Região Nordeste e o quinto do Brasil na pontuação do Prêmio IASC - Índice de Satisfação do Consumidor 2007, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A Empresa alcançou seu melhor resultado desde o ano de 2000, início da apuração do índice, com 71,37% de aprovação pelos clientes, ficando acima bem acima da média da Região Nordeste (60,85%) e do Brasil (65,39%). Região Nordeste - Quando consideradas as 11 empresas distribuidoras de energia elétrica do Nordeste, inclusive as de pequeno porte, a COSERN, com o índice de 71,37%, obteve a segunda colocação, atrás apenas da Companhia de Eletricidade da Borborema - CELB, que atende a 152 mil consumidores da cidade de Campina Grande, na Paraíba e cinco municípios circunvizinhos. O IASC é um indicador que reflete a avaliação pelos consumidores, dos serviços prestados pelas 64 distribuidoras de energia elétrica do País.
 
Medalha Eloy Chaves 2007- Classificou-se em 2º lugar com a Medalha Eloy Chaves da Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), que destaca as empresas do Setor Elétrico Brasileiro com melhor desempenho no quesito Segurança do Trabalho, no ano de 2006.
 
Troféu Cultura 2007– Reconhecimento dos Patrocínios Culturais.
 
Prêmio FGV de Excelência Empresarial - Pelo segundo ano consecutivo, a COSERN foi escolhida pela revista Conjuntura Econômica, editada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), como a melhor empresa do país no setor de Energia Elétrica por seu desempenho ao longo de 2006. Concedido desde 1991, o prêmio é resultado de um minucioso trabalho dos economistas e analistas do IBRE, que avaliam indicadores de origem contábil, parâmetros específicos para a estrutura de capital, lucratividade, liquidez, desempenho econômico financeiro dos últimos três anos, posicionamento no mercado, geração de caixa e maior retorno a seus acionistas, entre outros. Respeitado pela isenção e credibilidade da Fundação Getúlio Vargas, o Prêmio FGV de Excelência Empresarial é o mais importante concedido às sociedades anônimas do País.
 
Prêmio Empresa Cidadã 2007 – Concedido pelo Jornal Potiguar Notícias. O Empresa Cidadã é um projeto do jornal Potiguar Notícias, que tem como objetivo premiar os maiores pagadores de ISS do município de Parnamirim - RN.
 
Selo IBASE 2007 - Reconhecimento pela transparência na divulgação de suas atividades sociais, referente ao Balanço Social de 2006 apresentado pela Empresa, concedido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE.
 
Título de Empresa Amiga da Leitura – 2007- conferido pela IV Bienal Nacional do Livro de Natal e pela Câmara Brasileira do Livro, pelo relevante apoio prestado ao fomento e à difusão do livro e da leitura.
 
Recebeu o Prêmio Eletricidade 2007, - A COSERN foi classificada na categoria Melhor Empresa da Região Nordeste, pelo quarto ano consecutivo. Promovido pela Revista Eletricidade Moderna, o prêmio aponta o ranking do ano, das distribuidoras de energia elétrica que se sobressaíram em seus processos comerciais, de engenharia, de operação e de minimização de perdas, e é elaborado por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às empresas. É realizado pela Revista Eletricidade Moderna, em parceria com a SOLTEC – Projetos e Serviços.
 
Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica - PROCEL 2007 - A COSERN foi a vencedora do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica - Edição 2007 - Categoria Empresas do Setor Elétrico na modalidade Empresas de Distribuição de Médio Porte, concedido anualmente pelo Ministério de Minas e Energia, através da Eletrobrás. O prêmio reconhece ações de conservação de energia elétrica.
 
Selo Empresa Amiga da Criança 2007- A Fundação ABRINQ, pelos Direitos da Criança e do Adolescente, renovou o credenciamento da COSERN como Empresa Amiga da Criança. Desde 2003 a Empresa é portadora do Selo e mantém doações ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
2006
Prêmio Mário Henrique Simonsen – excelência em Balanço Social, promovido pela Fundação Nacional de Apoio Gerencial – FUNAGER, com sede no Rio de Janeiro.
 
Prêmio de Melhor Empresa do Setor de Elétrico Brasileiro - De excelência empresarial por seu desempenho ao longo de 2005, escolhida pela revista Conjuntura Econômica, editada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).
 
Prêmio Eletricidade Moderna 2006 - na categoria Melhor Empresa da Região Nordeste, promovida pela Revista Eletricidade Moderna.
 
Prêmio de Maior Empresa do Rio Grande do Norte/Paraíba - No segmento Concessões Públicas, promovido pelo Instituto Miguel Calmon-IMIC.
 
Prêmio ABRADEE 2006 – segundo lugar Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Nordeste.
 
3º lugar no IASC - Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor na Região Nordeste, relativo ao ano de 2005.
 
Menção Honrosa concedida pela Federação das Indústrias do RN – FIERN - por suas ações de Responsabilidade Social, no Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho 2006.
 
Selo Empresa Amiga da Criança 2006 - concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente;
 
Selo IBASE 2006 - Reconhecimento pela transparência na divulgação de suas atividades sociais, referente ao Balanço Social de 2005 apresentado pela Empresa, concedido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE.
 
2005
Prêmio ABRADEE 2005 - Melhor Distribuidora de Energia Elétrica da Região Nordeste
 
Prêmio Eletricidade 2005 – promovido pela Revista Eletricidade Moderna - Melhor Empresa da Região Nordeste
 
Troféu Cultura 2005 – Reconhecimento dos Patrocínios Culturais
 
Prêmio Cultural Diário de Natal – Empresa Privada que mais investe na Cultura do Rio Grande do Norte
 
Prêmio SESI 2005 – Melhor Empresa do Estado em Qualidade no Trabalho (Categoria Grande Empresa)
 
Prêmio Desempenho 2005, promovido pelo Instituto Miguel Calmon – Maior e Melhor Empresa do Rio Grande do Norte no segmento Concessões Públicas.
 
2004
2º lugar no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor na Região Nordeste.
 
Melhor Empresa da Região Nordeste - "Prêmio Eletricidade 2004".
 
Prêmio ABRADEE - 2º lugar na Categoria de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Nordeste
 
Prêmio ABRADEE - 2º lugar do Brasil - índice de Satisfação Geral
 
Prêmio ABRADEE - 5º lugar - Responsabilidade Social
 
Prêmio SESI de qualidade no Trabalho - 2º lugar na Categoria grandes empresas.
 
Associação Brasileira dos Contadores das Empresas do Setor de Energia Elétrica – ABRACONEE - Melhor Evidenciação das Demonstrações Contábeis
 
Troféu Cultura 2004 – Reconhecimento dos Patrocínios Culturais