Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Neoenergia, UNICEF e Governo de Pernambuco apresentam resultados do programa de alfabetização infantil​


Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Governo de Pernambuco estiveram reunidos, nesta segunda-feira (25), junto com parceiros financiadores para apresentar os resultados do Programa de Educação Integrada (PEI), iniciativa da Secretaria de Educação de Pernambuco que tem o UNICEF como parceiro técnico e o Instituto Neoenergia, por meio da Celpe, como financiador. Essa mobilização conjunta tem como foco a aprendizagem que se inicia nos primeiros momentos da escolarização, buscando garantir uma alfabetização inclusiva e de qualidade para cada criança.

O programa adota como estratégia a formação de professores e gestores municipais, além da qualificação de ambientes pedagógicos para potencializar práticas comprometidas com a aprendizagem no tempo certo. Ao longo de 2018, mais de 70 mil crianças em 385 escolas de 15 municípios pernambucanos foram beneficiadas. As capacitações envolveram mais de 3.800 professores da educação infantil e anos iniciais para que eles construíssem uma prática renovada, comprometida e conectada com cada criança.

Agenda – A agenda desta segunda-feira se inicia com um café da manhã com o governador Paulo Câmara, momento em que os representantes do UNICEF e parceiros irão apresentar os resultados do Programa de Educação Integrada em 2018 e discutir os próximos passos para 2019. Na sequência, a comitiva seguirá para a Di Branco Recepções, no bairro da Madalena, onde acontecerá o Seminário Estadual do Programa que se trata de uma exposição das boas práticas já implementadas por professores que participaram das formações.

Os 15 municípios participantes do programa irão apresentar algumas experiências que se destacaram nas salas de aula em 2018, a partir de uma amostra das vivências realizadas pelos grupos de alunos que estarão presentes. O ambiente estará decorado de forma que simule os “cantinhos de leitura e outras vivências” implementados nas escolas, criando um cenário lúdico e aconchegante que pode ser bem explorado nas imagens e com entrevistas com personagens.

Contexto – No Brasil, ainda há 2,8 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e 7,2 milhões que estão na escola sem aprender. Em Pernambuco, são 149 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em exclusão escolar e 388 mil com dois ou mais anos de atraso escolar.  

Confira alguns dados do PEI:

•        70.749 crianças beneficiadas

•        3.425 professores e gestores formados

•        385 escolas envolvidas

•        42 títulos de literatura infantil e 11.449 unidades distribuídas aos municípios

•        15 municípios atendidos: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bom Conselho, Bonito, Cabrobó, Camaragibe, Flores, Floresta, Itapissuma, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, Tamandaré, Timbaúba e Trindade.