Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Neoenergia se engaja nas ações que vão mobilizar 150 países no Dia Mundial da Limpeza​

O Dia Mundial da Limpeza (
World Cleanup Day), comemorado no dia 15 de setembro, irá mobilizar milhões de voluntários em 150 países do planeta neste sábado. Com ações voltadas à educação ambiental, a Neoenergia vai participar desse grande mutirão mundial de conscientização com ações em Salvador e Recife. Na capital baiana, as iniciativas da companhia incluem o recolhimento de lixo no fundo do mar do Porto da Barra, que será feito por mergulhadores profissionais. Todas as ações da Neoenergia serão orientadas por equipes do Projeto Vale Luz, desenvolvido pelos programas de Eficiência Energética da Coelba (BA) e da Celpe (PE), regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No Recife, as equipes estarão na Praia de Boa Viagem, na Conde da Boa Vista e na Estação Central do Metrô para incentivar a população a participar deste grande movimento. As ações, coordenadas pela ONG Limpa Brasil, vão acontecer entre 8h e 17h dos dias 14 e 15. Na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José, será montada a tenda do Vale Luz, projeto que concede aos clientes descontos na conta de energia elétrica a partir da entrega de objetos recicláveis. No local, os clientes poderão levar materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos) e óleos vegetais (como os de cozinha).

Já no dia 15, o ponto de coleta do programa estará simultaneamente na Faculdade Fafire, na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, e na sede do Projeto Praia Sem Barreiras, na Avenida Beira Mar, em frente ao Hotel Internacional Palace, na Zona Sul da cidade. Atividades educativas sobre destinação correta dos resíduos sólidos serão realizadas na Estação Central. Também será instalado no local um Lixômetro, que vai permitir aos usuários visualizarem a grande quantidade de resíduos jogados irregularmente no metrô. 

Mobilização em Salvador
O descarte irregular de lixo é um grande problema em Salvador e a Neoenergia vai concentrar suas ações do Dia Mundial da Limpeza na capital baiana para propagar que o descarte do lixo tem que ser feito de forma correta, e não em lugares como terrenos baldios, rios, córregos, praças e ruas. Uma das principais atividades será realizada no dia 15, a partir das 8h, no trecho entre o Farol e o Porto da Barra, com a participação de voluntários, grupos de escoteiros, alunos da Uninassau e da Universidade Católica, que vão recolher o lixo deixado na faixa de areia. Mergulhadores profissionais farão a limpeza no fundo do mar do Porto da Barra. 

A ação conta com o apoio do Projeto Vale Luz da Coelba. O caminhão do projeto vai ficar estacionado na Orla da Barra para receber o material reciclável coletado em troca de descontos na conta de energia. As atividades serão realizadas também nas praias da Ribeira, Tubarão e Itapuã e no bairro Cajazeiras VIII. Além de Salvador, 16 municípios baianos se cadastraram para participar do evento com ações de limpeza. 

World Cleanup Day
O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) é um evento de união da comunidade global para conscientizar e implementar mudanças para um planeta limpo e saudável. A iniciativa é promovida pelo movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente Limpa Brasil-Let’s do it!, que já iniciou ações de limpeza em mais de 110 países ao longo da última década, com a participação de mais de 20 milhões voluntários.

O movimento Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional (confira a lista com os endereços e horários das ações em: www.limpabrasil.org). A organização conta com o apoio do Grupo Neoenergia, por meio do Projeto Vale Luz, de suas concessionárias de distribuição Coelba (Bahia) e Celpe (Pernambuco). O projeto incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia.