Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Coelba usa drone para inspeção da rede elétrica durante o Carnaval na Bahia

A “Operação Carnaval” da Coelba, distribuidora do Grupo Neoenergia na Bahia, foi iniciada desde novembro do ano passado para garantir a segurança de uma das maiores festas populares do mundo e assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado. Uma das novidades para este ano são as inspeções das fiações e estruturas do sistema elétrico realizadas com drones, que serão utilizados para fazer o monitoramento da rede para identificar com precisão possíveis defeitos, permitindo que eles sejam corrigidos antes da interrupção de energia.

Outra ação importante foi a revitalização de toda a rede subterrânea do Circuito Batatinha (Pelourinho), com a substituição de 4,3 quilômetros de rede e a instalação de mais um transformador, aumentando a confiabilidade do sistema e a qualidade do fornecimento.  No ano passado, a Coelba já havia realizado a obra de rede subterrânea do Porto até o Farol da Barra, o que garante maior segurança na área de concentração e circulação de trios.

A empresa investiu mais de R$ 4 milhões nos serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador e municípios do interior. Além dos serviços, o investimento contempla esquema especial de atendimento e cartilha para os órgãos envolvidos na organização do Carnaval.

A Coelba instalou mais 320 novos espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 1.546 desses equipamentos, nas redes de média tensão, nos circuitos principais da festa. Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo deixar as ruas ainda mais seguras para o carnaval, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.

Até o final das ações,  500 km de rede elétrica e 12.500 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais do Carnaval, a concessionária instalou 75 novos transformadores, agregando uma potência instalada de 7.000 kVA, implantou 105 novos postes, construiu mais de seis quilômetros de rede elétrica especialmente para o Carnaval 2019 e podou 1.225 árvores.

 ​