Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Ampliação de subestação da Coelba beneficia mais de 110 mil habitantes na Bahia​

A Coelba, distribuidora do Grupo Neoenergia que atende a quase seis milhões de clientes na Bahia, finalizou em setembro a obra de ampliação da Subestação Baixio de Irecê III, localizada no município de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões na subestação com a instalação de um novo transformador de 26 MVA e a construção de um trecho de linha de transmissão de 69 kV.

A obra vai beneficiar as cidades de Xique-Xique e Barra, que juntas possuem uma população de pouco mais de 112 mil habitantes. Além da ampliação da oferta de energia, a intervenção no sistema elétrico da região vai proporcionar melhoria na qualidade do fornecimento e aumento da confiabilidade do sistema.

O novo trecho de linha e a instalação do novo transformador permitiram a interligação da Rede de Distribuição, possibilitando realizar manobras no sistema para transferências de cargas em caso de interrupção do fornecimento. Essas manobras, quando necessárias, poderão ser feitas remotamente, através do Centro de Operação da Distribuição da Coelba, o que possibilita a retomada do fornecimento de energia em até três minutos.

A obra vai permitir ainda, a conexão de novos sistemas de geração fotovoltaicos (energia solar), em desenvolvimento na região. Para o superintendente de Expansão da Coelba, Joe Morra, “a modernização da subestação fortalece o sistema elétrico, contribuindo para o crescimento econômico e social da região”.​