Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Trip Advisor concede Certificado de Excelência ao Espaço Aulas de Energia de Fernando de Noronha​
 

fotorealidade_BaixaResolucao.jpgEm função do alto número de comentários positivos, o site de viagens Trip Advisor, um dos mais acessados do mundo, acaba de conceder o Certificado de Excelência ao projeto Aulas de Energia – Espaço Usina Solar Fernando de Noronha. Inaugurado em 2016, o espaço interativo integra o projeto Aulas de Energia, do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e é hoje uma das principais atrações turístico-educativas do arquipélago marinho.​​​

Localizado nas instalações da Usina Tubarão, da Celpe, o Centro de Visitação registrou 1.306 visitantes em 2016, e esse número saltou para 2.425 no ano passado. Este ano, apenas até maio, o espaço já recebeu 804 pessoas. Os recursos interativos atraem cada vez mais visitantes, que saem de lá encantados com as lições sobre uso seguro e eficiente da energia, eficiência energética e energias renováveis. Cabe lembrar que Fernando de Noronha abriga duas usinas solares construídas pelo Grupo Neoenergia, hoje responsáveis por 10% do consumo de energia da localidade, sendo a Usina Solar Noronha II uma das “estrelas” da visita. 

O espaço é administrado em parceria pela Celpe e o WWF (World Wide Found for Nature). Com a parceria, o WWF BRASIL disponibiliza profissionais nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia para atendimento ao público e realiza também estudos sobre o impacto das mudanças climáticas no arquipélago.

O ambiente possui diversas tecnologias de interatividade e torna acessível a turistas e moradores do arquipélago o universo da realidade virtual. O objetivo principal é difundir os conceitos de segurança, eficiência energética e energias renováveis, envolvendo o visitante em atividades virtuais. Foram aplicados cerca de R$ 500 mil na implantação dos mais modernos sistemas interativos e na estruturação da unidade.

escola.jpgA imersão do visitante no funcionamento de uma usina geradora de energia e na produção solar fotovoltaica acontece em três momentos. A primeira abordagem leva orientações de segurança e inicia uma viagem 360⁰ pela Usina Noronha II, utilizando os óculos Rift (iguais aos usados em jogos eletrônicos). Ao longo do trajeto, o visitante recebe todas as informações pertinentes à usina por meio de ilustrações e áudio, com foco na educação ambiental.

Em seguida, para que os visitantes assimilem as informações de forma lúdica, são disponibilizados jogos educativos em uma tela sensível ao toque. Os jogadores podem interagir individualmente ou em grupo. Também nesse ambiente interativo, estão disponíveis as maquetes virtuais do Grupo Neoenergia.

Por fim, o espaço promove uma das experiências mais impactantes e memoráveis, uma vez que dispõe de um simulador de geração, no qual o visitante é convidado a interagir fisicamente com uma imagem que simula o sol no céu da ilha. Dependendo da posição, o sol emitirá maior ou menor intensidade de luz, iluminando mais ou menos o ambiente. Essa projeção é demonstrada sobre a imagem real da Usina Noronha II. Um medidor simula a energia gerada no sistema, conforme a intensidade da radiação solar.

Com tantas atrações, o espaço vem recebendo muitas avaliações positivas no site Trip Advisor. “Muito legal a experiência! Eu e minha esposa adoramos! Uma boa coisa pra se fazer em Noronha! Muito bem elaborado”, registrou um dos visitantes. “O espaço é bem moderno, com jogos didáticos. A experiência da realidade virtual é muito legal. Os instrutores são muito gentis e atenciosos. Bom programa para crianças e adultos”, ressaltou outro. Para conferir mais avaliações sobre o espaço, clique aqui