Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Tecnologia pioneira da Elektro é instalada na rede elétrica de Mairiporã​


A Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, iniciou a instalação de uma nova tecnologia na rede elétrica do município de Mairiporã (SP). O sistema de automação inteligente de redes (AIR) é pioneiro no país e vai beneficiar 19 mil famílias na cidade. A instalação de todos os equipamentos está prevista para o final deste mês.

Serão instalados dezenove equipamentos que evitam a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e, depois, caem. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia, entre identificação e religamento por uma equipe técnica, agora pode levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado nas áreas fora da abrangência do defeito.

O novo sistema de automação abrange praticamente toda a área urbana de Mairiporã melhorando a confiabilidade e garantindo que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas (SP), tenha a informação com mais agilidade e robustez. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema e reduzindo o numero de clientes desligados.

O sistema AIR também possibilita isolar, cada vez mais, a área afetada por uma interrupção. Assim, as equipes de atendimento também conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir número de clientes afetados para mil.