Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Rede elétrica de Rio Claro (SP) recebe tecnologia inovadora da Elektro

Distribuidora do Grupo Neoenergia com atuação em 228 municípios nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Elektro é pioneira em utilizar a automação no restabelecimento de energia elétrica. A nova tecnologia foi instalada em Rio Claro (SP) e vai beneficiar, em um primeiro momento, 28 mil famílias de 15 bairros da cidade. Foram implantados dez equipamentos de rede com telecomunicação via rádio. Com investimento de R$ 1,6 milhão, a tecnologia possibilitará mais agilidade na volta da energia e menos pessoas afetadas por interrupções.

O sistema, nesta primeira etapa, abrange parte da área urbana de Rio Cla
ro, melhorando a confiabilidade e garantindo que o centro de operações da distribuidora tenha a informação com mais agilidade e robustez. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – agora pode levar apenas 80 segundos.

O sistema AIR também possibilita isolar, cada vez mais, a área afetada por uma interrupção. Assim, as equipes de atendimento conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir o número de clientes afetados para mil.

O projeto total do sistema AIR e
m Rio Claro está dividido em três etapas que serão concluídas até fevereiro, contará com um automatismo inteligente integrando um total de 23 alimentadores e quatro subestações, envolvendo 64 equipamentos (100% da cidade de Rio Claro e partes das cidades de Santa Gertrudes, Ipeúna e Itirapina).