Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Linha de Transmissão da Neoenergia vai gerar mais de 1.000 empregos no Mato Grosso do Sul​

O Grupo Neoenergia participou, nos últimos dias 6 e 7 de junho, de duas audiências públicas em Campo Grande e em Dourados (MS) para apresentação do projeto de construção de uma Linha de Transmissão em 230kv que passará por cinco municípios do Mato Grosso do Sul: Nova Alvorada, Rio Brilhante, Dourados e Terenos, além da capital Campo Grande. Com investimentos de R$ 323 milhões, o empreendimento terá 400 quilômetros de extensão e vai gerar em sua construção mais de 1.000 vagas de emprego para a região.

As audiências públicas tiveram como objetivo apresentar os estudos realizados sobre os impactos ambientais e sociais do empreendimento na região, e todo o planejamento feito para mitigar esses impactos. Os encontros fazem parte do processo de licenciamento ambiental e foram orientados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Durante as apresentados foi mostrado às comunidades (os eventos são abertos à participação popular) o Relatório de Impacto Ambiental das LT 230kV SE Campo Grande II – SE Imbirussu, LT 230kV SE Dourados II – SE Dourados, LT 230kV SE Rio Brilhante – SE Campo Grande II, LT 230kV SE Rio Brilhante – SE Dourados II e LT230kV SE Dourados – SE Ivinhema II /SE Dourados II (essas cinco LT formam a grande LT de 400 quilômetros).

Também foram apresentados os impactos negativos e positivos, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais propostos.  

Sobre a Neoenergia
Com 13,6 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) –, a Neoenergia é responsável por levar energia a 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, ela está presente em 16 estados e é uma companhia integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização. Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 4.364 megawatts (MW). Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios. É reconhecida como a empresa mais transparente do Brasil de acordo com o ranking 2018 da ONG Transparência Internacional.​