Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Exposição mostra achados arqueológicos em obra da Coelba em Salvador

Dois anos após o início de uma importante obra da Coelba, distribuidora do Grupo Neoenergia na Bahia, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, os achados arqueológicos encontrados durante as escavações serão mostrados em uma exposição aberta ao público, no Forte da Capoeira, nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, das 9h às 17h.

O trabalho foi realizado na Rua Direita do Santo Antônio, na Ladeira do Boqueirão e no Largo do Santo Antônio para a instalação de três subestações da empresa, remoção da rede aérea e implantação da rede subterrânea no local.

No primeiro dia exposição, será realizada, às 17 horas, uma palestra com o arqueólogo Joalbo de Moraes, responsável pela ação de monitoramento, salvamento e educação patrimonial no Bairro Santo Antônio Além do Carmo. Ele vai apresentar um breve histórico da formação do bairro, as pesquisas arqueológicas desenvolvidas e amostras dos vestígios materiais resgatados, com informações de como eram utilizados pelos antigos moradores do local.

Com o objetivo de valorizar a arquitetura das fachadas, após a retirada da fiação aérea desta área de grande importância patrimonial, histórica e cultural, a obra de construção das três subestações revelou uma enorme riqueza durante a fase de escavação. Os achados arqueológicos são fragmentos datados do período colonial, que contam a história das diferentes ocupações do local e seus hábitos cotidianos.

Para garantir a preservação do material encontrado, a Coelba contou com apoio da empresa de consultoria Acervo – Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa, especializada em estudos arqueológicos e na conservação e proteção deste tipo de patrimônio. Os artefatos encontrados serão catalogados e datados para, posteriormente, serem de conhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através de relatório final de pesquisa. Todo o material ficará sob a guarda institucional da empresa Acervo.

Para implantação do sistema subterrâneo de distribuição na Rua Direita do Santo Antônio, na Ladeira do Boqueirão e no Largo do Santo Antônio foi necessária a construção de três subestações para possibilitar a chegada da energia elétrica nas residências e casas comerciais da região. Na casa número 02, da Rua Direita do 
Santo Antônio, onde funciona o Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foram realizadas adaptações na parte externa para implantação de uma das centrais da Coelba. Em contrapartida, foram feitas intervenções para melhorar a acessibilidade do local, com construção de rampas de acesso para cadeirantes e adaptações nos banheiros para pessoas com deficiências físicas, além da melhoria do sistema de abastecimento e armazenamento de água do imóvel.

O bairro do Santo Antônio Além do Carmo é um dos mais antigos da cidade, e fica entre os bairros do Barbalho e do Carmo. Tem início na Cruz do Pascoal e avança até o Largo de Santo Antônio Além do Carmo, oficialmente chamado de Largo do Barão do Triunfo. O termo Além do Carmo refere-se às portas da cidade de Salvador que, no primeiro século de habitação, tinha uma entrada no Convento do Carmo. É refúgio de muitos artistas plásticos, escritores, arquitetos, produtores e músicos, além de possuir bons restaurantes, decorados com antiguidades e com a arquitetura característica do século XVII. Trata-se de uma área tombada pelo (IPHAN) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e ainda pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade.


Figura 03.JPG Achados.jpg