Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Elektro inicia lavagem da rede elétrica em dez cidades do litoral paulista​


Com o objetivo de aumentar a qualidade e a segurança no fornecimento de energia, além de dar mais segurança aos colaboradores da empresa durante a realização de atividades na rede, a Elektro deu início à lavagem de redes, equipamentos e subestações localizados em dez municípios do litoral de São Paulo atendidos pela concessionária: Ubatuba, Ilhabela, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Cananeia e Ilha Comprida.

A ação faz parte do planejamento anual da Elektro, empresa do Grupo Neoenergia que atua nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A concessionária possui um plano contínuo com veículo próprio para o trabalho preventivo de lavagem de redes. O objetivo é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis correntes de fuga dos isoladores, além de reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Nesses municípios litorâneos, além da lavagem da rede e dos equipamentos, a Elektro já realizou as seguintes manutenções preventivas desde o início do ano:

Substituição de 853 postes;
Substituição de 296,4 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (protegidos);
Inspeção de mais de dois mil quilômetros de rede com uso de aparelhos de termovisão para medir a temperatura da rede de distribuição como forma de prevenir e evitar possíveis pontos quentes.

Por fim, a Elektro lembra que a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer, utilizando um tipo de água especial e seguindo todos os procedimentos de segurança, com o isolamento da área. A companhia também reforça que elas acontecem sem interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes.

 ​