Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Drones da Cosern para manutenção de linhas são destaque em simpósio de energia​


Um projeto pioneiro de manutenção das linhas de subtransmissão em 69 KV utilizando veículos aéreos não tripulados (drones), desenvolvido na Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi eleito um dos três melhores do país pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil), durante o XXIV Simpósio Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, realizado em Curitiba.
 

Ainda pouco explorada pelo setor elétrico brasileiro, a utilização de drones para capturar imagens das linhas de subtransmissão transformado pela Cosern em estudo científico premiado durou cerca de oito meses entre pesquisa, planejamento e execução. 

O objetivo era avaliar e fotografar as condições das linhas de subtransmissão com tensão nominal 69 KV durante inspeções aéreas em zonas urbanas e rurais, identificar possíveis defeitos, aperfeiçoar o tempo de correção e reduzir os riscos de segurança para os inspetores. 

De acordo com Anderson Heitor Veríssimo, engenheiro do Departamento de Manutenção da Subtransmissão da Cosern responsável pela pesquisa, o prazo de inspeção tradicional, que normalmente levaria 26 dias, cai para nove com o uso de drones. “Isso representa um ganho considerável de tempo e, consequentemente, no reforço da confiabilidade do sistema elétrico da Cosern”, explica Anderson. 

O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, que tem por objetivo promover o intercâmbio e desenvolvimento técnico, tecnológico, e da Engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição.

115.JPG                                                                                             115.JPG