Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Coelba e Cosern investem em segurança na folia baiana e potiguar

Para que o Carnaval 2016 aconteça com segurança e energia na Bahia e no Rio Grande do Norte, as distribuidoras Coelba e Cosern, do Grupo Neoenergia, investiram, respectivamente, R$ 4,3 milhões e R$ 3,6 milhões em ações preventivas e melhoramentos da rede elétrica. Na Bahia, uma das novidades é a retirada da rede elétrica aérea em frente ao Clube Espanhol, no tradicional Circuito Barra-Ondina, em Salvador. Outra novidade é a parceria que a Coelba firmou com o Detran para desenvolver ações conjuntas de conscientização de motoristas e da população sobre cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica.
 
O trabalho preventivo da Coelba começou em setembro, com o início da manutenção de 516 quilômetros de rede elétrica. Foram podadas 5.922 árvores. Para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais dos circuitos de Carnaval, a concessionária instalou 80 novos transformadores, implantou 178 novos postes e nove quilômetros de rede. Foi feito ordenamento de três quilômetros de rede de telefonia.
 
No Litoral Norte, a rede elétrica local ganhou como reforço a instalação de sete sensores de curto-circuito na Praia do Forte. Este equipamento fica diretamente ligado ao Centro de Operações (Narandiba) e permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, o que proporciona maior rapidez de atendimento. Na rede elétrica dos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande estão instalados 22 sensores desde o ano passado. Em toda a Bahia, já são 329 equipamentos como este.
 
Para que a mensagem de segurança chegue ao maior número de pessoas, artistas como Margareth Menezes, Luiz Caldas, Mari Antunes (Babado Novo), Jammil e a banda Armandinho Dodô e Osmar gravaram vídeo com as principais dicas e as reforçarão durante o percurso. Fitinhas com dicas no mesmo modelo da Fita do Senhor do Bonfim estão sendo distribuídas no aeroporto. As dicas de segurança estão em folhetos, adesivos e ventarolas que são distribuídos pela Coelba aos foliões e moradores dos percursos do Carnaval. 
 
Já na Cosern as equipes de manutenção estão sendo reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no edifício-sede. O trabalho preventivo resultou na manutenção em mais de 300 quilômetros de rede elétrica, além de dez subestações, cerca de 3 mil podas de árvores efetuadas, substituição de aproximadamente 300 postes e mais de oito quilômetros de rede de média tensão. Foram instalados 15 quilômetros de rede isolada, além da implantação de novos equipamentos na rede (isoladores e religadores telecomandados), reforçando, assim, o sistema elétrico, especialmente nas áreas de grande concentração popular.